Assessoria.

25-11-2016

Se me permitem, uma reflexão!
O que é ser assessora de imprensa? Muita gente me pergunta em que consiste realmente a minha profissão. Podia ir buscar uma definição científica da coisa mas fartos de palavras caras e definições sem sentido está Portugal e o Mundo.
Há várias formas de comunicar, todas elas válidas. O jornalismo é a mais conhecida. A publicidade é a mais bem paga e que mais entra nas nossas casas e, mesmo aquela que se estranha, depois entranha. Existem outras. muitas outras. E a assessoria? O que é? É tornar o bom que acontece, que muitas vezes não é possível, por diversos fatores, ser conhecido sem os inputs de um assessor. É pensar e repensar em como se pode tornar algo interessante (mas pouco conhecido) aos olhos de um simples espectador. É criar, incentivar e muitas vezes fazer magia. É definir estratégias eficazes para que o "vizinho do lado" ouça mais, veja mais, saiba mais sobre um tema ou pessoa. Não é manipulação mas sim valorização. É aconselhar. É saber o que está na ordem do dia. É ensinar a dar a conhecer e orientar quando preciso. É gerir crises, expectativas e não errar na mensagem. A assessoria é apaixonante. Aprende-se com a experiência mas não se nasce com ela se não se tiver gosto pela comunicação. Para uns é o culminar de uma carreira no jornalismo. Para outros é o início do como saber "jogar o jogo da comunicação" de forma transparente, digna e eficaz. Por vezes, a assessoria é low profile. Outras vezes é agressiva. É saber falar, saber escrever, saber observar e implementar. E bem. É ver tv, ouvir radio, ler os jornais, ter atenção às revistas, tudo com olhos de possíveis espaços para inserir informação importante. Assessoria é fazer acontecer. E muito acontece neste mundo, sem dúvida, mas um assessor direciona e enquadra, sem esquecer que o assessor atende o telefone 1000 vezes ao dia, dá atenção a diferentes temas numa só hora, ouve "não" muitas vezes e, no fim de tudo, senta-se a ver o clipping e fica feliz (muitas vezes sozinho) porque, num mundo de ver para querer, o assessor não se vê, está sempre "escondido" mas o trabalho dele está lá, com dedicação, empenho, suor.
Em tom de conclusão, se não fosse a comunicação, nas suas mais variadas formas, seríamos um mundo de gente desinformada, negligente e desatenta. E às vezes ainda somos... E o pior de tudo é que existem tão bons profissionais na área, no ativo ou não!
#assessoriadeimprensa #hojedeumeparaisto